Mensagens



PALAVRA PASTORAL - 14/09/2012

É possível recomeçar

“E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:11-24 

Esta é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus, Ele a conta diante de pecadores e publicanos e, a grande mensagem dessa  historia é a possibilidade de começar de novo. O evangelho significa literalmente isto: boas novas, boas notícias. Com Deus é possível começar de novo nos relacionamentos, nos negócios, nos sonhos, nos projetos; não importa o que tenha acontecido - com Deus você pode começar de novo. Para algumas pessoas principalmente as religiosas, é impossível começar de novo. Uma vez fracassado, fracassado para sempre, mas com Jesus é diferente! 

Então o que é preciso fazer para recomeçar de novo?
1 - RECONHECER ONDE VOCÊ ERROU. (VER. 18)
- Este jovem tinha perdido tudo, herança, proteção e a dignidade por causa de uma decisão errada; - O problema não é o erro, mas o que faz depois do erro; - Davi era um homem segundo o coração de Deus, não porque era perfeito, mas porque respondia com quebrantamento quando era confrontado pelos seus erros; - Faça uma avaliação sobre onde você errou. Reconheça que “pisou na bola legal”, meteu os pés pelas mãos, tomou decisões erradas; - Não fuja de sua responsabilidade, não queira se colocar como vitima e culpar aos outros pelos seus problemas.
2 - TOME UMA DECISÃO RADICAL: (VER. 18).
- Não adianta somente reconhecer onde você errou; - Tome a decisão de reparar o que você fez; - Tome a decisão de fazer o caminho de volta – o caminho para o inferno esta cheio de boas intenções;
- Não deixe para amanha o que pode fazer hoje - não fique pensando quais são as chances do pai estar lá simplesmente se levante e comece a caminhar; - não fique dizendo amanha eu começo aquele curso se alguém me levar, amanhã eu faço aquilo se tiver isso, amanha começo a caminhar se não chover, seja uma pessoa determinada.
3 - NÃO SE PRENDER ÀS PERDAS DA VIDA (VER. 18).
- Esse jovem havia perdido muita coisa, porém ele valorizou não o que perdeu, mas o que lhe restava na casa do pai; - Não faça como o jovem da parábola, não lamente o que perdeu.  Focalize sua atenção naquilo que você ainda tem - é como na pergunta do profeta Elizeu para a viúva: o que tens em casa?  Uma botija de azeite ela respondeu; - Saiba que o que restou é o suficiente para Deus realizar um milagre.
4 - REAVALIAR SEUS VALORES (DA-ME, V.12 E FAZ-ME V.19).
- A maior obra do pai não é aquilo que Ele te dá, mas naquilo em que Ele te transforma - é por isso que Deus, às vezes, permite algumas perdas na vida, Ele quer que valorizemos o que somos não o que temos; - Fomos criados para viver no Éden, um mundo perfeito, estamos vivendo num mundo errado. Por mais que nos esforcemos, aqui as coisas nunca serão como Deus planejou para nos.
5 - ENTENDER QUE A GRAÇA DE DEUS É O CAMINHO PARA A RESTAURAÇÃO "NÃO SOU MAIS DIGNO DE SE CHAMAR TEU FILHO" (VER. 21).
- Aquele rapaz arrogante, reivindicando a parte da herança com o pai, estava morto; - A graça de Deus é que nos põe de pé novamente; - O que a graça faz em nossa vida?  Nos trás novas roupas - dignidade, um anel - autoridade, sandálias - proteção contra os espinhos da caminhada futura; - Pela graça sou o que sou você é o que você é.
6- DESFAZER-SE DAS AMARRAS DO SEU PASSADO: V-24
- O perdão de Deus te liberta para ser de novo tudo que você era. Onde há perdão há alegria. - começaram a alegrar-se (v-29b); - Receba o abraço e o beijo do pai, e comece novamente; - Saiba que por mais que você tenha errado, Deus te ama e acredita em você; - Nunca duvide do amor do pai. Ele te ama, e por isso renove suas forças, para um novo recomeço.  Reconstrua sua vida a partir desta grande verdade.
 
COM DEUS, É SEMPRE POSSÍVEL RECOMEÇAR.
 



Palavras Anteriores
O Semeador, a Semente e os Solos
Jesus contou freqüentemente, por parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia
A minha Alma desgostosa com a minha Vida
Receber de Deus e dar o seu melhor para ELE.
A ti também, Senhor, pertence à misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
Dilúvio
Você sonhou, vislumbrou, investiu se entregou e em algum momento perdeu o controle da história… Já sentiu a
AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS
AS  DUAS  PORTAS  E  OS  DOIS  CAMINHOS
Transbordar do Espírito
Você também venha comigo e achegue-se mais perto do Doador da Vida e então saberemos que tudo é uma quest&a
Cavando poços
"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-s
O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espiritua
A presença de Deus é que faz a diferença
1º Samuel 6:1-12 Esse texto fala da arca do Senhor, a arca do Senhor simboliza a presença de Deus, onde est&aac
Porque Deus nos leva para o deserto
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Mateus 4:1 Amados






Igreja Assembleia de Deus Catedral da Família

Al. Ricardo Paranhos, 728, Setor Marista - Goiânia / GO
Disque Oração: (62) 3281-4918
Desenvolvido por