Mensagens



PALAVRA PASTORAL - 08/08/2012

A presença de Deus é que faz a diferença

1º Samuel 6:1-12

Esse texto fala da arca do Senhor, a arca do Senhor simboliza a presença de Deus, onde está a arca de Deus ali está a presença de Deus. O que eu e você precisamos é da presença de Deus em nossa vida, o que faz a diferença é a presença de Deus.

O que nos motiva, o que nos sustenta, o que nos projeta para uma vida de comunhão, o que realiza milagres em nossa vida é a presença de Deus. A presença de Deus é a garantia da vitoria, a presença de Deus é a garantia do sucesso.
Eu quero que você memorize essa mensagem: “O que faz a diferença na tua vida é a presença de Deus”.
Esse texto nos ensina, nos dá direção. E o que estamos fazendo com a arca de Deus em nossa vida?
Tem muita gente querendo fazer a obra de Deus sem Deus. As coisas de Deus parecem ser de graça, mas quem pensa assim pensa errado. É pela graça, ela passa a ser de graça por causa da presença de Deus.
A presença de Deus é para o seu povo. Não adianta você querer comprar ou querer dar um jeitinho; Os filisteus, inimigos de Israel consequentemente inimigos de Deus, capturaram a arca de Deus, mas não ficaram com a benção de Deus e foi justamente nessa época que os filisteus experimentaram todo tipo de pragas e enfermidades.
Então os filisteus devolveram a arca de Deus e ela foi transportada para Quiriate-Jearim e lá ficou 100 anos, na casa de Abinadabe, mas não foi lhe dada a importância devida. Abinadabe tinha a arca de Deus dentro de sua casa como um objeto de ornamentação, algo muito bonito, mas Abinadabe não procurou saber que onde a arca de Deus estava, a presença divina se manifestava.
Temos dentro de nossos lares a palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada, se ela não for colocada em pratica com leituras diárias, ela e mais um livro que você tem em casa; Mas quando você abre e lê, a presença de Deus se manifesta em tua vida. Então: leia a palavra, medite na palavra, busque nessa palavra, coma essa palavra, declare nessa palavra, sinta a presença de Deus na tua vida...
Pois muito bem, Saul morre e Davi assume o reinado e fica determinado a trazer a arca de Deus para Israel. Convoca um batalhão de guerreiros para buscar a arca, prepara tudo. Um carro de boi, uma junta de bois da melhor qualidade. Davi coloca Aiô a frente do carro e Uzá ao lado para vigiar a arca de Deus, e Davi vem atrás com uma grande orquestra dançando e adorando a Deus, mas Davi se esquece de como lidar com os objetos do tabernáculo. O livro de Êxodo capitulo 25, dá todas as instruções: “E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.” Êxodo 25:14-15
Segue-se a viagem, num determinado momento o carro passa sobre uma pedra e a arca da o entender que vai cair; rapidamente Uzá leva a mão para segurar a arca e seu corpo é dilacerado, o mesmo Uzá que conviveu com a arca muitos anos, pois era filho de Abinadabe. Davi teme a Deus pelo acontecido e ele diz: “como levarei a arca de Deus para minha casa, em outras palavras como trarei a mim a presença do Senhor?”.
Entra na história Obede-Edom, que é Obede-Edom? Obede significa servo e Edom, é porque ele era descendente dos edomitas, logicamente descendente de Esaú, inimigos de Israel, se não bastasse era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel: Golias.
Ora Obede-Edom, era desprezado pelo seu povo, morava fora da cidade, em uma tapera a beira da estrada, sua esposa era estéril, seu gado era estéril, sua terra não dava nada, mas... Diante de tanta necessidade, começou a invocar e a clamar pelo Deus de Israel.
Diante do fato ocorrido, Davi toma a decisão de não levar a arca de Deus para Israel por enquanto, o que fazer levar de volta, Davi dá uma olhada e vê uma tapera na beira da estrada, era a casa de Obede-Edom.  Davi chama por alguém na casa e a mulher de Obede-Edom vem recebê-lo; aquela mulher sofrida e raquítica, quando ela vê que se trata do rei Davi, ela logo grita pelo seu esposo, que houve do rei Davi o fato acontecido e lhe pede que receba a arca do Senhor em sua casa.
Meu irmão, pensa se é você sabendo que Deus matou Uzá só por tocar a arca! Será que você seria poupado? Obede-Edom, sendo parte do povo inimigo de Israel aceita e recebe a arca de Deus, mas antes de sair Davi lhe informa que logo que puder voltará para buscar a arca do Senhor.
Davi vai embora triste por ter que deixar a arca, só que Davi não sabia é que Deus tinha um plano de vida com Obede-Edom. E a arca do Senhor fica por três meses na casa de Obede-Edom e Deus lhe abençoou em tudo, tudo, mas tudo que Obede-Edom possuía.
Quando a arca do Senhor estava na casa de Abinadabe, eles não souberam dar o devido valor a presença do Senhor na casa deles, na vida deles. Na casa de Obede-Edom, ele procurou dar o devido valor à presença de Deus, colocou a arca em lugar de destaque, tirou a televisão, desligou os computadores a internet.
A arca do Senhor passou a ser o centro das atenções naquela casa. Obede-Edom, antes de dormir ia à presença do Senhor orar, levantava (se é que conseguia dormir) ia orar ao Senhor, chegava do trabalho logo ia orar a Deus diante da arca. Sempre que passa pela sala lá estava a presença do Senhor, havia uma grande reverência com a presença do Senhor naquela casa, algo que não vemos mais com tanta frequência no meio das igrejas de hoje, pois parecemos mais com a casa de Abinadabe do que com a casa de Obede-Edom.
Na casa de Obede-Edom, faltava tudo, faltavam filhos, pois a esposa era estéril, faltava dinheiro, pois não tinha trabalho, faltava comida, pois a terra era estéril, seus animais eram estéreis,
Em um mês ele começa a sentir o que é conviver com a presença de Deus no seu lar, muitos anos de casados nada de filhos, logo a esposa de Obede-Edom fica grávida. A terra que era estéril começou a brotar capim, tudo que ele plantava estava germinado o seu gado começou a parir. Um dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola, uma ovelha nos braços, sua esposa vendo aquilo não acredita no que esta acontecendo e pergunta para o seu marido e ele responde: só pode ser a presença de Deus.
Obede-Edom e sua esposa já estavam percebendo que a presença de Deus tinha restaurado tudo na vida deles e cada dia adorava mais ao Senhor e tudo que ele fazia prosperava, pois o Senhor era com ele.
E quanto mais Deus lhe abençoava e mais rico ficava, mais Obede-Edom ficava próximo à presença do Senhor.
Certo dia Obede-Edom, estava trabalhando e ouve um barulho de muitos cavalos e vê que era o rei Davi; Quase Davi passa por não conhecer mais o lugar, pois onde era uma tapera agora era uma mansão, aquela mulher fraca uma mulher virtuosa, casa com filho, fartura, porque onde Deus está há toda sorte de bênçãos. Davi contemplava o amor, a felicidade e a prosperidade na vida daquela família, é a presença de Deus.
Davi relata para aquela família que veio buscar a arca do Senhor, Obede-Edom diz para o rei, meu Senhor a arca do Senhor vai, mas para onde a arca do Senhor for eu irei junto. Não era o dinheiro, não era a fazenda, não era os bens que ia afasta-lo da arca do Senhor. Para Obede-Edom e sua família, o importante agora era estar na presença do Senhor.
A família de Obede-Edom vai junto com a caravana para Israel, ele passa ser o guardador da arca do Senhor, ele era o porteiro, depois ele passa a ser ministro de adoração, depois Obede-Edom passa a ser o tesoureiro de todo ouro e prata que pertenciam ao santuário. Esse tesouro segundo analistas hoje passa dos três bilhões de dólares.
Obede-Edom teve vários filhos que são: Semais: que é ouvido por Jeová; Jozabade: Jeová que me deu; Joá: Jeová é meu irmão; Natanael: meu amigo é Deus; Amiel: Existe recompensa; Issacar: portador do salário.
Meu querido irmão saiba que Deus não se importa com tamanho de sua empresa ou de quantos diplomas você tem na parede e muito menos o tamanho de sua conta bancaria, mas o que importa para Deus è um coração sedento de Sua presença.
Fique com essa presença de Deus para tua vida.
Deus te abençoe
 



Palavras Anteriores
O Semeador, a Semente e os Solos
Jesus contou freqüentemente, por parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia
A minha Alma desgostosa com a minha Vida
Receber de Deus e dar o seu melhor para ELE.
A ti também, Senhor, pertence à misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
Dilúvio
Você sonhou, vislumbrou, investiu se entregou e em algum momento perdeu o controle da história… Já sentiu a
AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS
AS  DUAS  PORTAS  E  OS  DOIS  CAMINHOS
Transbordar do Espírito
Você também venha comigo e achegue-se mais perto do Doador da Vida e então saberemos que tudo é uma quest&a
Cavando poços
"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-s
O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espiritua
É possível recomeçar
“E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me p
Porque Deus nos leva para o deserto
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Mateus 4:1 Amados






Igreja Assembleia de Deus Catedral da Família

Al. Ricardo Paranhos, 728, Setor Marista - Goiânia / GO
Disque Oração: (62) 3281-4918
Desenvolvido por